Ex-aluna é Doutoranda em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
O Colégio Estadual Rio Branco formou centenas de profissionais não só para Santo Antônio da Platina PR, mas para o mundo. Na preparação de mais um aniversário de fundação que se aproxima a diretora Sônia juntamente com o vice-diretor Antônio José de Oliveira convidaram a profa. doutoranda Danielly Dias Sandy, professora da UNINTER, escritora conhecida nacional e internacionalmente para em agosto proferir uma série de palestras com diversas turmas do colégio.
No dia 22 de agosto de 1945 era criado o Colégio Estadual Rio Branco de Santo Antônio da Platina, são 78 anos de história.
“Agradeço ao vice-diretor Antônio José de Oliveira pelos encaminhamentos para este ciclo de palestras que serão muito relevantes com um estímulo para nossos estudantes em acreditar que a escola pública, mais do que qualquer estatística numérica, é portadora de transformações de vida. Tom Zé e eu ficamos muito felizes quando a escritora Danielly nos visitou e presenteou com uma obra de sua autoria e manifestou gratidão pela formação recebida em nosso colégio e devido ao diversos compromissos da autora na capital paranaense só foi possível agora em agosto que se aproxima agendarmos um ciclo de palestra delas com nossos estudantes. ” – afirma a diretora Sônia.
Autora de diversos livros, foi entrevistada especial da Revista Humanitas (Editora Escala) do mês de maio e sim respondeu à seguinte questão. (Revista Humanitas) Você é autora e organizadora de alguns livros, poderiam nos falar sobre eles?
“Sim, até o momento sou autora de dois livros e três e-books como autora solo, além do que escrevi em parceria como foi o caso do livro “Diálogos sobre arquitetura e conceitos patrimoniais” com a arquiteta e professora Mónica Defreitas Smythe. Também tenho algumas participações em alguns livros com artigos ou capítulos e mais algumas experiências como organizadora juntamente com outros pesquisadores. Sempre gostei de escrever e quando era criança já criava os meus livros ilustrados, porém foi depois de adulta que comecei a trabalhar mesmo com isso e lançar a minha produção autoral. Meu primeiro livro publicado, intitulado “Iniciação é técnica de conservação e restauro: fundamentos teóricos”, representa para mim uma grande realização em minha vida a partir do qual consegui congregar conhecimentos para todo o tipo de público que quisesse dar início ao seu envolvimento e compreensão acerca de ações para a preservação por meio de técnicas de conservação e restauro. Por isso escrevi um livro que pudesse ser utilizado não apenas pelos técnicos da área, mas também por quem tem interesse em se iniciar no assunto. Minha intenção também é escrever alguns livros de contos, mas possivelmente vai ficar para depois do meu Doutorado.”
Sobre a professora, ex-aluna do Colégio Rio Branco, Danielly Dias Sandy: Doutoranda em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR com a pesquisa sobre Governança de Museus. É Museóloga, foi membro do Conselho Federal de Museologia – COFEM, Mestre em Museologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2017), com pesquisa de mestrado nas áreas de Políticas Públicas Culturais, Gestão Museológica e Sustentabilidade Financeira de Museus. Possui Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR (2019) e em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP (2007), sendo Bacharel em Pintura (2005) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Estudos EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Trabalhou no Museu Oscar Niemeyer – MON (Curitiba/PR) de 2010 a 2013, desenvolvendo trabalhos nos setores de Ação Educativa e Planejamento Cultural e no setor de Gestão Museológica em 2018. Trabalhou na Universidade Livre da Cultura – UNICULTURA (Curitiba/PR), com elaboração e produção de projetos culturais para editais e Lei de Incentivo (2014). Integrou o Conselho Curatorial do Museu Casa Alfredo Andersen. Atualmente é Professora responsável pelas disciplinas de Museologia, Artes Visuais, História e Sociedade, Curadoria, Patrimônio Cultural, do Centro Universitário Internacional – UNINTER. Pesquisa principalmente nas áreas de Museologia, Gestão Museológica, Artes Visuais, Políticas Públicas para Cultura.