Histórico do Colégio

Conheça um pouco da história do Colégio Rio Branco:

Nesse ano de 2022, o Colégio Estadual Rio Branco EFMNP, completa 77 anos de existência na cidade de Santo Antônio da Platina. Criado por ato de Interventor Federal do Estado do Paraná, pelo Decreto nº 385 de 22 de agosto de 1945, o então Colégio Estadual Rio Branco teve como primeira denominação: Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina, sendo o primeiro ginásio no município e um dos primeiros no Norte Pioneiro. Em 1947, o então prefeito Odilon Claro de Oliveira, o delegado de ensino Francisco Mateus Albizú e o primeiro diretor do estabelecimento, Dr. Onélio Bacóvis, deram início à instalação do Ginásio de Santo Antônio da Platina, com apoio do governador do Estado Moyses Lupion.

O Ginásio, instalado no município no dia 5 de março de 1947, não possuía prédio próprio, vindo a funcionar, de forma provisória, no prédio do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral, até a construção de uma sede própria. O Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina iniciou suas atividades ofertando o curso secundário de 1º ciclo que corresponde hoje ao ensino fundamental anos finais (6º ao 9º).

Após alguns anos de obras, o prédio para o Ginásio ficou pronto, sendo inaugurado no ano de 1953, na rua 19 de Dezembro, 1001, sendo as atividades transferidas do prédio do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral para o novo estabelecimento de ensino.

O novo prédio para o funcionamento do Ginásio Estadual tinha dois pavimentos e porão, com salas de aulas, salas administrativas, consultórios de saúde e demais espaços destinados à aprendizagem e às atividades escolares cotidianas.

Pela Lei nº 49 de 16/08/55, o Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina foi transformado em Estabelecimento de Ensino Secundário de 2º Ciclo (equivalente ao atual ensino médio). No entanto, a nova modalidade de ensino só começou a funcionar na instituição a partir de 1960, vindo a se chamar Colégio Estadual de Santo Antônio da Platina e posteriormente Colégio Estadual Rio Branco.

Dentre as principais transformações na instituição, podemos destacar:

1953-1966- Funcionamento do curso normal secundário anexo ao ginásio.

1974 – Aprovação do projeto de implantação de Ensino de 2º Grau com as seguintes habilitações:

. Específica para o Magistério de 1º Grau – 1ª a 4ª séries;• Contabilidade a nível de Técnico – duração de 3 anos;

• Auxiliar de Contabilidade a nível de outras Habilitações com duração de 3 anos.

1975- Aprovação do Plano de Implantação da Lei 5692/71, reunindo os Estabelecimentos da Rede Estadual de Ensino de Santo Antônio da Platina: Colégio Estadual Rio Branco, Colégio Comercial Prof. João Sosnitzki, Escola Normal Colegial Professora Anete Macedo, Escola Edith de Souza Prado de Oliveira e Casa Escolar Rotary.

1977- Funcionamento do complexo Escolar Professor João Sosnitzki.

1982- Curso de Formação de Professores para o Magistério, Contabilidade e Parcial para Auxiliar de Contabilidade.

1983 – Curso de 2º Grau Regular Propedêutico.

1992 – Passa a receber no seu prédio o Ensino de 1º Grau da Rede Municipal constituindo a Escola Municipal “Visconde do Rio Branco”.

1999 – Implantação do Ensino Médio, e o Colégio passou a denominar-se Colégio Estadual Rio Branco – Ensino Fundamental e Médio.

2003 – Aprovação do funcionamento do curso de Técnico em Informática – subsequente e Integrado, como também a reabertura do Curso de Formação de Docentes, (antigo Magistério) e o Colégio mais uma vez muda sua nomenclatura para Colégio Estadual Rio Branco – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional.

O colégio também passou por transformações físicas. Na década de 1960 foi colocada a cobertura da quadra esportiva, bem como a construção do refeitório.

No final da década de 1980 e início da década de 1990, foram feitas as construções no exterior do prédio, como a biblioteca atual e a sala usada como laboratório de informática.

A direção do colégio atualmente (2022) está a cargo da diretora Sônia Aparecida Justino Pires e do vice-diretor Antônio José de Oliveira (Tom Zé).

Presente na história do município há 77 anos, o Colégio Rio Branco tem desempenhado seu dever na comunidade platinense, no tocante ao ensino e aprendizagem, como também na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

Texto do Prof. Me. Lucas Batista Hernandes